quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Música: da brincadeira ao vício saudável

" Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música " - Huxley, Aldous  

A música,  ninguém imagina o significado que esta palavra tem para mim!
Começou tudo por uma brincadeira, em junho de 2006, quis experimentar mas sempre com a ideia que seria uma atividade breve, já tinha algumas atividades extra curriculares nessa altura mas mesmo assim quis experimentar. Trompete, foi esse o instrumento que escolhi. Pouco feminino na altura, claramente, mas não estava nada preocupada com isso.
Andei um ano na escola de música da banda, fui ganhando gosto e entrei para a academia de música ao fim desse ano. A partir daí creio que foi sempre a crescer. Andei alguns anos na academia, fiz projetos com um coro incríveis. Esse coro, primeiro chamado de 'Sine Nomine', mais tarde 'Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva", proporcionou-me momentos muito bons, contactei com grandes nomes no mundo da música, fiz vários projetos, como já disse, nomeadamente obras corais como Glória de A. Vivaldi e a Messe de Minuit de M. A. Charpentier, ambos acompanhados pela Orquestra de Câmara da AMCP, jazz vocal, ópera Dido e Eneias de H. Purcell (integrado no Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro e em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço e a encenção de Claúdio Hochman), a participação no F.I.C.C - Freamunde International Choir Competition, onde concorremos com coros de vários países. Fica aqui uma ideia de um bocadinho daquilo que eu já tive oportunidade de fazer.


Como referi no inicio, comecei na escola de música da banda, essa que é a Banda Marcial de Bairros, Castelo de Paiva. Ainda hoje sou um dos elementos dessa mesma, com muito orgulho! Uma das bandas mais antigas, conta já com mais de 200 anos de existência. 
Adoro este mundo! Contudo, não é 'mundo' para todos. Há obrigações a cumprir, como os ensaios e as festas que ocupam muitos fins de semana, mas como "quem corre por gosto não cansa", eu não me canso! E quero muito continuar assim, enquanto puder a música estará sempre na minha vida. É muito bom ouvir as palmas no final de uma atuação, é bom saber que reconhecem o nosso trabalho. A Banda também já me trouxe experiências muito boas, conheci sítios lindos e também contactei com grandes nomes. Essa é uma das vantagens, a música é uma língua universal, aqui ou no outro lado do mundo, todos os que percebem de música sabem ler uma pauta musical.




E como a música não é só executar, não dispenso ouvir boa música, portuguesa e não só. É tão bom para descontrair! A música é o melhor meio de descontração para mim, seja a ouvir, a cantar ou a tocar.

Pois é, comecei por brincadeira e hoje não me vejo sem ela, a música. É um dos meus passatempos favoritos e digo-o novamente que enquanto puder, continuarei a dar um bocadinho de mim a este mundo tão ... incrível! 

VS

Sem comentários:

Enviar um comentário